sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atividade 4.1 (Proinfo)

Comentando a atividade "Refletindo sobre leitura e escrita digital":

Percebo que a escrita digital pode possibilitar ao educando uma maior autonomia, criatividade e interatividade.  Uma vez que, ao escrever, o educando utiliza de forma mais dinâmica os recursos de escrita, e até mesmo de imagem e edição.   Além de poder contar também com a possibilidade de ler e rever seus erros, ele pode identificá-los e corrigi-los.

Os pontos negativos da escrita digital incluem abrir margem para uma escrita mais descontraída com vícios e abreviações.  O aluno ainda pode plagiar textos de forma irresponsável e sem dar o devido direito à autoria.

Portanto, para se potencializar o bom uso da escrita digital, pode-se desenvolver atividades de produção livres com estímulos de vídeos, textos ou imagens.  Ao apresentar ao educando os recursos de utilizar links, imagens, figuras, tabelas, vídeos entre outros, o educador cria um leque de possibilidades criativas das diversas formas de leitura e escrita.


Pensando em como combater os pontos negativos da escrita digital, vejo que o educador deverá trabalhar a conscientização de uma escrita correta, destacando a importância que se é merecida ao escrever e redigir um texto.  Motivar para uma criatividade sem plágios ou vícios nas redações.  E como já foi dito, é preciso lançar mão de recuros que estimulem de forma criativa, para que a construção na produção da escrita flua de forma coerente, responsável e correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »